Hoje essa colunista abre espaço para CONVIDAR todos os munícipes de Varginha e região, que amam LITERATURA e todas as demais formas de EXPRESSÕES ARTÌSTÍSTICAS para participarem do PRIMEIRO SIMPÓSIO SUL-MINEIRO DE LITERATURA que acontecerá no VIA GARDEN VARGINHA HOTEL, nos dias 26 e 27 de setembro.
O evento é uma produção da APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas e com a realização da LPG – Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais, fomento advindo do MINC – Ministério da Cultura.
Serão 24 horas de atrações artísticas, palestras, teatro, mostra de cinema, música, debates, sorteio de obras literárias doadas por muitas pessoas que fazem parte da associação, janelas interativas e homenagens a personalidades que muito têm contribuído com a CULTURA dentro e fora de Varginha.
Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos.
O presidente da APESUL, Expedito Gonçalves Dias disse que nunca o município teve um evento cultural desse porte voltado à LITERATURA. “A LITERATURA nunca foi reverenciada em Varginha como ela realmente merece. Varginha é um município que vem despontando com grandes escritores. Em seis anos de existência a nossa associação movimenta mais de 200 escritores da cidade e de outras localidades mineiras e também de outros estados. Mantemos contato com escritores de Moçambique e Portugal, com associações de literatura indígena, cordelistas, trovadores e declamadores e academias de letras. Ao longo desses anos de atividades mais de 200 títulos foram publicados em editoras, de forma independente ou por meio de projetos culturais. Ainda esse ano será lançada uma ANTOLOGIA POÉTICA com poetas varginhenses, também por meio da LPG municipal. O evento pretende, além de incentivar a LITERATURA, mostrar os grandes desafios diante das novas mídias e tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial e a autopublicação. Estamos preparados para receber a todos com ampla acessibilidade – arquitetônica, atitudinal e comunicacional e contamos com a presença daqueles que gostam de um causo, uma boa prosa e um cafezinho regado à muita CULTURA.”