Palestra: Limites e Deslimites da Inteligência Artificial
Será mesmo a Inteligência Artificial revolucionária para todo o âmbito da escrita, das artes e da computação e vários outros segmentos? Sabe-se que a Inteligência Artificial já é capaz de produzir textos coerentes e coesos, alinhados com padrões de escrita humana, além de obras de arte e até dissertações completas de pós-graduação.
Idolatrado por uns e controverso para outros, a I.A. incomoda professores, estudantes, escritores, profissionais das mais diversas áreas.
Pesquisadora em Gêneros Textuais, análise do discurso e estruturação textual, tenho me dedicado a investigar os padrões dos textos de AI (Artificial Intelligence) produzidos pelo Chatgpt, no tocante ao seu mecanismo da escrita.
Minha pesquisa nesse tema parte dos fundamentos teóricos em análise de Gêneros Textuais. Já realizei tese em que argumento a investigação dos padrões dos anúncios de instituições de caridade, propositalmente construídos para minar a resistência dos leitores que, levados por técnicas de persuasão, tendem a empreender doações. Palavras e Poder sobre o outro caminham lado a lado. Para tal efeito, padrões específicos tendem a ser encontrados e até mapeados em todos os gêneros de escrita e servem até como guias de orientação a escritores.
O que se pergunta agora, porém, envolve questões muito mais profundas: se a máquina suplantará a escrita humana, se a Educação será destruída por trabalhos escolares feitos pela IA, se os escritores serão substituídos, se a máquina poderá gerar literatura.
O objetivo desta minha proposta de é abordar o modelo de construção textual usado pela IA. A pesquisa realizada permitiu-me identificar as estratégias programadas na máquina e traçar as etapas de construção textual por ela utilizada. O resultado não só aponta para os limites (ou não) da máquina, como, nos leva a refletir sobre mecanismos de controle social e de pensamento. A programação da IA e suas estratégias serão pontuadas passo a passo e discutidas durante a oficina, e culminará com o questionamento do papel da Literatura.
CARMEM TERESA N. ELIAS
Docente pós-graduada em Letras
Pesquisadora e palestrante
Análise de Gêneros Textuais e Literatura Comparada
Escritora e artista plástica
Em sua palestra, “Limites e Deslimites da Inteligência Artificial,” Carmem conduz uma reflexão profunda sobre as capacidades e controvérsias da IA na produção textual e artística. Ela explora como a IA já é capaz de gerar textos coesos e criativos, que seguem padrões de escrita humana, e discute as implicações desse fenômeno para professores, escritores e profissionais de diversas áreas. A palestra se baseia em sua pesquisa sobre os mecanismos de construção textual utilizados por IA, como o ChatGPT, investigando as estratégias programadas que podem, por vezes, suplantar o pensamento humano e levar a questionamentos sobre o futuro da educação, da literatura e do papel da máquina na criação.
Participe desta palestra instigante e descubra os limites e deslimites da Inteligência Artificial com Carmem Teresa N. Elias. Inscreva-se no 1° Simpósio Sul-Mineiro de Literatura e mergulhe nas discussões que envolvem tecnologia, escrita e o futuro da criação literária.